Pesquisa eleitoral da XP/Ipespe divulgada nesta quarta-feira mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando a disputa ao Palácio do Planalto no próximo ano. No cenário espontâneo, a intenção de voto em Lula foi de 30% para 31%, de setembro para outubro, e, no estimulado, passou de 43% para 42%. Lula mantém a liderança na corrida eleitoral para a presidência da República no ano que vem, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quarta. Nos dois cenários simulados pelo instituto, o petista ap…
Neste cenário, Lula tem uma ligeira queda em relação ao percentual apurado na última edição da pesquisa, em maio passado, quando o ex-presidente tinha 43% das intenções, e queda de um ponto percentual em relação ao observado em outubro. Já o percentual de Bolsonaro ficou estacionado em 28% nos dois levantamentos.
A pesquisa foi realizada de 25 a 28 de outubro, por telefone, com 1.000 entrevistados de todas as regiões do país. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.
No segundo cenário, o instituto apresentou 10 nomes de concorrentes à vaga de presidente no ano que vem. Também ali, o resultado geral não muda muito, com Lula na dianteira, seguido de Bolsonaro, apesar dos 16 pontos percentuais de distância entre os dois. De acordo com o levantamento, Lula tem 41% das intenções, contra 25% de Bolsonaro. Ciro Gomes (9%), Sérgio Moro (8%), Mandetta (3%), José Luiz Datena (do PSD, com 3%), Eduardo Leite (do PSDB, com 3%), Rodrigo Pacheco (do PSD, com 2%), Simone Tebet (do MDB, com 1%) e Alessandro Vieira (Cidadania, com 0%) completam a lista de postulantes.